quinta-feira, 27 de março de 2014

Cotigao Wildlife Sanctuary

Após uma pequena paragem de 3 semanas para recuperar forças...sigo com as visitas aos sanctuários...Cotigao é o próximo, localizado no sul de Goa é dos sanctuários mais antigos. O carro vem directamente de lá para me apanhar, por isso desta vez não precisei de madrugar, e para meu espanto além do motorista vem também o RFO. Foram duas horas de viagem de silêncio, apenas interrompido pelo RFO para me perguntar o que eu queria para almoço. Tal como em Bondla, este sanctuário tem Cottages para os turistas que quiserem pernoitar dentro do sanctuário e um refeitório (como sempre refeições caseiras, e chá ao meio da tarde). Eu fiquei na Robin.  

Desta vez não tive Froggy na casa de banho...mas todas as noites apareciam formigas gigantes..porquê só à noite e na casa-de-banho??!! Pois não sei...mas tinha sempre de levar chinelos quando a meio da noite tinha de lá ir. 

Era já tarde na primeira noite quando sou acordada por um barulho bem forte lá fora...assustada mas curiosa dirijo-me à janela...abro-a com todo o cuidado e não vejo nada...mas o som está cada vez mais perto...ao íncio parecia no chão, mas conforme se aproxima parece vir das árvores mesmo em frente ao meu quarto, apesar das luzes continua demasiado escuro para se ver...com a curiosidade a matar-me vou buscar a lanterna, saio porta fora e com o pequeno feixe de luz vasculho as árvores de onde o som vem..e nada...já cansada e a pensar no dia que teria a seguir decidi dar as buscas por terminadas..mas antes, para poder mais tarde identificar o que era, resolvi gravar o som com a máquina fotográfica...e isto foi o que gravei (não há imagem, só som). (Por favor ouvir primeiro antes de continuar a ler)


Pergunteis aos guardas, disseram que era um Frogmouth (espécie de coruja), perguntei ao RFO disse que era provávelmente uma coruja que eles tinham reabilitado e que costumava voltar à procura de comida, perguntei a especialistas de aves e disseram-me que provavelmente era uma garça, até que por fim, alguém arranjou uma resposta que correspondia realmente ao som...não era ave nenhuma...era um macaco Langur (os que têm a cara preta) e o som era aviso de que havia perigo por perto (provavelmente um leopardo)...portanto aqui a cegueta, não viu o macaco nem o leopardo...sempre à procura para ver um e quando eles vêm para a minha porta não sou capaz de os ver!!! =\ 

É dos sanctuários mais bem mantido...sem lixo pelo chão, com boas áreas para os turistas e bem sinalizado...completamente diferente dos outros sanctuários. 

Finalmente consegui ver algo com peso superior a 2 kilos...no meu último dia, ao regressar das visitas pelo sanctuário, puder ver 2 javalis...fiquei completamente radiante =) Afinal sempre há animais por aqui...começava a pensar que fosse só um mito!!!


Nada de emocionante aconteceu (além da primeira noite) ...foram 4 dias bastante aborrecidos até...e chega a hora de seguir para o próximo!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário