segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Torturas que ninguém vê - Desmistificando Cobras e Afins

O mundo está cheio de injustiça contra os animais, somos os chamados "superiores" mas grande parte do nosso comportamento demonstra exactamente o contrário, em vez de amor, compaixão, amizade, equidade, simpatia...sentimentos que fazem de nós seres excepcionais e que deveriam construir um mundo melhor, são muitas vezes tomados como sinal de fraqueza. Mas não do bixo humano que quero falar...

Dentro da injustiça contra os animais existe ainda a injustiça dentro dessa injustiça...
Toda a gente já ouviu falar nos maus tratos contra cães, gatos, vacas, porcos, trabalho forçado com elefantes e os métodos usados no treino, os animais do circo que têm jaulas de 2 por 2 ou até quem sabe dos golfinhos usados por militares durante a segunda guerra...mas já alguma vez alguém ouviu falar da tortura que sofrem as cobras?! Sim, aqueles animais que ninguém gosta repulsivos e asquerosos que ao primeiro sinal da sua presença buscam um pau e é morte certa para o pobre bixo que nem sabe o que lhe aconteceu? Não pois não, provavelmente a percentagem de pessoas que realmente sabe o que acontece é muito reduzida. É por isso que hoje escrevo, na esperança de (já que sei que não os consigo mudar totalmente) mudar um pouco a mentalidade das pessoas, para que se apercebam que se trata de um animal como outro qualquer e que também sofre nas mãos do Homem, e dar a conhecer um pouco destes animais.

Já que estou na India, é por aí que vou começar...

Existem provavelmente mais mitos sobre cobras do que cobas. O mais engraçado é que as pessoas juram por esses mitos apesar de serem na sua maioria ficção. Muitas vezes, as pessoas querem agarrar-se a estas superstições do que aquilo que muitas vezes sabem da sua própria experiência. 

O mito mais comum é que as cobras são creaturas más e que são por natureza vingativas e por isso irão perseguir alguém que as veja. Se por acaso, a cobra é magoada ou morta devido a alguns dos teus actos, então o seu companheiro/a irá à tua procura e vingar-se-á.  Nada poderia ser mais longe da verdade. 

As cobras têm um cérebro muito pequeno, muito do qual é usado para guardar instintos. Em comparação com os seres humanos, o seu poder de memória é nulo. A sua visão é também desfocada, não são capazes de distinguir um ser humano do outro, mesmo quando são mantidas em captiveiro por vários dias. Mesmo que fossem capazes de se lembrar, elas nunca iriam atrás de vingança simplesmente porque elas são aterrorizadas pelos seres humanos. Para elas nós somos gigantes. Que chance têm elas contra esta criatura gigantesta que podem bater, mutilar e mata-las apenas com um pau? As cobras apenas mordem em própria defesa, quando acidentalmente as pisamos ou se forem provocadas agressivamente. Até a Naja Indiana, quando confrontada, prefere fugir se tiver oportunidade. A Naja abre o capuz como último recurso quando é encurralada, e mesmo assim o seu único intuito é para avisar para a pessoa se afastar. 



Nenhuma cobra irá alguma vez seguir alguém para atacar, simplesmente porque o ser humano não é comida. Tal como todas as criaturas no reino animal as cobras atacam para comer ou para se defenderem, nunca por diversão.

Cobras especificas têm mitos especificos associados:
 - A "Green Whip Snake" (vou usar nomes em inglês para não ocorrer erros de tradução) é considerada mortifera pois pode fazer um buraco no crânio de uma pessoa. Alegadamente entra pelo ouvido quando a pessoa está a dormir e come o cérebro pode até fazer saltar os olhos. Na realidade esta é uma pequena cobra de verde fluorescente que cobre pequenos pássaros e lagartos e com um veneno tão leve que para os humanos é inofensivo. Tem uma cabeça pontiaguda, e a evolução deu-lhe esta caracteristica de modo a poder imitar uma folha como camuflagem. Não tem nada a ver com o facto de poder furar a cabeça de alguém. Na verdade o seu focinho é bastante frágile, individuos presos nos zoos muitas vezes partem o focinho de baterem contras as paredes de vidro. 

- A "Bronzeback Tree Snake" também é considerada bastante mortifera, pois acredita-se que ela morde a pessoa, sobe para um ramo alto numa árvore próxima e fica a ver o funeral. 

- "Sand Boas" têm duas cabeças, cada uma para 6 meses do ano. O único ponto razoável neste mito é que as Boas têm a caracteristica de terem a cauda bastante similar à cabeça sendo dificil distinguir qual das pontas é realmente a cauda ou a cabeça. Outra supersitção não tão explicável é que se alguém lhe tocar na pele apanha Lepra. Cobras não espalham qualquer tipo de doença, eles são animais extramente limpos ao contrário do que as pessoas pensam. 

- A "Indian Cobra" (Naja naja) é a mais temida cobra da India, mas na verdade existem outras serpentes no país bem mais venonosas tais como a Krait e a Saw Scaled Viper. A Russell's Viper é bem mais agressiva e mais facilmente provocada do que a  Indian Cobra. Cada região tem os seus mitos acerca desta cobra, mas o mais popular é que guardam ouro e jóias. Serpentes não guardam e nem podem ser treinadas para o fazer, e a razão é simples porque não têm uso para elas. As suas vidas são controladas por 3 simples factores: comida, predadores e reprodução. Podem realmente permanecer nalgum lugar por longo periodo de tempo, mas apenas porque têm abundância de comida e não há motivo para partirem. 

Um dos mitos que mais raiva me mete é os "Encantadores de Serpentes". 


Os Encantadores de Serpentes são bastante comuns na India, mas na verdade não existe qualquer habilidade ou arte na prática que não passa de tortura indiscrimanda. De uma maneira ou de outra, cobras venonosas que passam pelas mãos de um Encantador morrem através de mortes muito dolorosas. 

As cobras são surdas, elas não podem ouvir nenhum tipo de música que tocado para elas com a bheen (flauta usada pelos Encantadores de Serpentes). Não conseguem ouvir nenhum dos monólogos ou comandos dos Encantadores. Por isso não podem ser ensinadas. Cobras apenas respondem aos movimentos da bheen quando o encantador a rodopia no ar na sua frente. Elas não estão a dançar ao som da música, mas sim aterrorizadas e abrem o capuz simplesmente em defesa. 

A maioria dos Encantadore escolhe as Indian Cobras por serem perigosas e as mais atrativas para o público. Mas as cobras nos cestos dos Encantadores foram fatalmente mutiladas antes mesmo de começarem a sua performance: os seus dentes e glândulas venenosas foram impiedosamente arrancadas e danifacadas a ponto de não terem remédio. Mesmo se forem resgatadas, não podem ser largadas na Natureza pois irão certamente morrer, pois não consiguirão caçar ou defender-se. 

Outras cobras que se podem encontrar nos cestos dos Encantadores são as Sand Boas e as Rat Snakes, completamente inofensivas mas que são difamadas pelas histórias do Encantador. 

Assim que uma cobra tem o azar de entrar num cesto de um Encantador de Serpentes, nunca mais verá a Natureza e a morte está apenas a 1 ou 2 meses de distância. Os Encantadores raramente se dão ao trabalho de as alimentar, simplesmente eles as mantêm até que morram de fome (o que pode levar 1 mês ou 2); ou de exaustão (o que provavelmente pode acontecer antes). Durante esse tempo a cobra é forçada a "actuar" cerca de 10 actuações por dia, cada uma com cerca de meia hora de duração. 

Alguns Encantadores para aumentar a entusiasmo dos espectadores também têm um Sacarrabos, o arqui-inimigo das cobras. O pobre bixo é obrigado a lutar com a cobra em todas as actuações. Os dentes do Sacarrabos também são partidos, mas a cobra não sabe disso. Toda a duração do espetáculo ela acredita que está a ser atacada pelo seu inimigo mortal e obviamente mantêm-se agitada e em estado de alerta para se defender. Mas a cobra também não tem os seus dentes. Não sei, mas para mim não me parece um espetáculo assim tão bom. 

Durante o festival de Nagpanchami, os Encantadores levam as cobras para os templos e às casas das pessoas para serem adoradas e aí são obrigadas a beber leite. Leite não é um alimento para as cobras, aliás actua mais como veneno, pois entra para a traqueia e causa peneumonia. (Também explica o porquê de alguns mitos portugueses em que se acredita que as cobras bebem leite serem falsos - ver Mitos Portugueses). Como alguma vez uma cobra podia beber leite? As cobras não produzem leite, as suas crias não são amamentadas. Mas mesmo assim, toda a população da India acredita que se têm de dar leite ás cobras. A verdade é que à volta de 60.000 cobras são sacrificadas todos os anos durante este festival. Não consigo perceber...se é para serem adoradas como morrem aos milhares?


Portugal não lhe ficar atrás...muitas são as histórias e mitos à volta de cobras, lagartos e outros rastejantes. Na verdade não temos nada a temer. Quem vive em cidades então nem precisa de pensar neles; e quem vive no campo só lhes tem a agradecer, as cobras comem os ratos que infestam os campos e destroem plantações, os lagartos os insectos, e as osgas os mosquitos que teimam em nos picar.


A regra é simples, em caso de encontro com alguma cobra, e esta por um acaso não fuja primeira, basta desviar-mo-nos do caminho delas. Elas não vos irão perseguir...e garanto que estão num estado de pânico maior que o vosso. Apenas atacam para se defenderem!!!

Eu faria o mesmo se um gigante aparecesse à minha frente...vocês não??!!

Sem comentários:

Enviar um comentário