domingo, 6 de abril de 2014

Carnaval & Happy Holi

É dia do Holi...o Festival das cores. 
Manda a tradição que todos se vistam de branco e espalhem pós coloridos por toda a gente que passem no seu caminho de forma a comemorar a Primavera. Pois, como a tradição já não é o que era, em Goa a coisa deu-se de forma diferente. Talvez, e muito provavelmente, pelos 400 anos sobre o domínio portugues as tradições hindus foram-se perdendo. 

Sem saber o que me esperava, e querendo ser fiel aos costumes, vesti-me o máximo de branco possível e saí para a rua com um nervoso miudinho e olhar atento para todos os cantos e recantos das ruas escaldantes de Mapusa. Depressa me desiludi...de banco havia pouco e as cores mantinham-se em recinto fechado com pagamento à entrada. 


As comemorações do Holi foram apenas em locais próprios, em que se tinha de pagar entrada, com música nada tradicional...mais parecia uma festa de house/transe. Ninguém estava vestido de branco e podia-se andar calmamente pelas ruas. As cores estavam confinadas e a alegria presa. 






Acabei por nem sequer entrar nos tais recintos, a festa não me apelava!! Apreciei a coisa do lado de fora e fui comer pizza ali perto...assim passei as festividades. 

Mas não pensem que não apanhei cor...pois os 15min em que estive a ver o fraco "espetáculo" de cores foi o suficiente para escaldar os meus ombros e ficar com uma cor vermelho tomate!

Para a reportagem fotográfica completa: Lotus, Tigres e Pavões - Happy Holi 

                                          ------------------------------------------------------------------                                


O Carnaval veio pouco depois...e mais uma vez, graças aos Portugueses, é uma das ocasiões mais celebradas em Goa. 


Várias cidades têm o seu próprio desfile, às vezes mais que uma vez. Apesa de o Carnaval ser na Terça-feira Gorda, em Goa a festa rija começa na Sexta anterior e dura os 5 dias sem parar. 
Álcool, música (maioritariamente estrangeira, e estranhamente muito regeaton, kuduro e afins) e muita alegria são uma constante no Carnaval, seja em Goa ou em Portugal.




Savio, sendo uma alma caridosa, levou-me a Panjim para ver o desfile, pensei de ser algo bem tradicional, com os seus trajes típicos...pois, mais uma vez enganei-me, não podia ser mais Português: carros alegóricos, com sátiras ao governo e tudo mais, Rei e Rainha e até música brasileira. Os verdadeiros "hinos" e "hits" de todos os Verões, numa mistura de batucadas que nunca pensei de ouvir aqui. 





O desfile foi aberto pela banda da Polícia, toda vestida a rigo, seguida de vários grupos tradicionais de dança.
Os carros alegóricos cheios de cor e luz (e música), tanto podiam se promocionais como tradionais, ecológicos ou simplesmente sem sentido nenhum. 










Foram umas boas 3 horas, uma mistura de tradição com globalização, saudade com alegria.

Reportagem fotográfica completa: Lótus, Tigres e Pavões - Carnaval

Sem comentários:

Enviar um comentário